Retenção Urinária


 

             É caracterizada retenção urinária quando há uma diminuição na frequência urinária (ou seja, quando urina-se menos de quatro vezes ao dia), e/ou quando após a micção restam ainda na bexiga mais de 50 ml de urina (o que chamamos resíduo miccional aumentado).

         Evitar de urinar simplesmente por vergonha ou por estar fora de casa é a causa mais comum de retenção urinária entre as mulheres.

          Mas a causa mais comum de retenção urinária entre as mulheres está ligada a fatores puramente psicossociais. Ou seja: o problema é comportamental.

              Exemplos de comportamentos que podem gerar retenção urinária:

  • Urinar em pé: não permite o total relaxamento da musculatura do assoalho pélvico (MAP) e dos abdominais necessária à micção normal. O resultado é que resta na bexiga uma quantidade de urina maior do que a normal, aumentando o resíduo miccional.
  • Evitar urinar fora de casa: Segurar a urina por tempo demais, faz com que o desejo miccional (aquela vontade de urinar que é sentida sempre que a bexiga está cheia) seja inibido. O resultado é que a bexiga vai, com o tempo, perdendo esta sensibilidade e a frequência normal de micções diárias vai diminuindo.

            Como a retenção é normalmente causada por comportamento inadequado, a primeira etapa é tratar a parte psíquica do problema, ou seja, fazer a chamada reeducação miccional. Estar atenta para perceber e reconhecer o desejo miccional (vontade de urinar) e respeitar este momento é fundamental. Conhecer a técnica correta de se sentar para urinar, de maneira relaxada e despreocupada, também requer treino e é uma prática que deve ser exercitada continuamente.

          Em seguida devem ser identificados os componentes físicos do problema. Um médico ginecologista ou fisioterapeuta especialista podem solicitar exames que mostrem com precisão se o resíduo miccional está aumentado, se a complacência (elasticidade) da bexiga está diminuída, se as contrações da bexiga durante o ato de urinar estão corretas e se o tônus da MAP está normal.

            Alteração em qualquer uma destas variáveis pode estar causando a retenção urinária.

MARQUE UMA CONSULTA COM NOSSOS PROFISSIONAIS