Fisioterapia Desportiva


A diferença é exclusivamente nominal, no caso da fisioterapia, devido à grafia da origem de nossa língua portuguesa. Existem outras definições para esporte e desporto, porém, como substantivo masculino, significam:  prática regular de uma atividade que requer exercícios corporais e obedece a determinadas regras, para lazer, desenvolvimento físico ou demonstrar agilidade, destreza ou força.

O que é?

Trata-se de uma especialidade do profissional fisioterapeuta que atua na:

  • Avaliação: detectando possíveis alterações e/ou desequilíbrios articulares ou musculares que podem ser fatores preditivos de lesão;
  • Prevenção: após detectado algum possível fator que contribui para o aparecimento de lesões, trabalhar exercícios corretivos e preventivos para a realização segura e longeva do esporte; e
  • Reabilitação de lesões: seja em tratamento conservador, antes de uma cirurgia como preparação, e após a operação na recuperação, com o objetivo de retorno eficaz à prática esportiva.

Quais lesões?

 Na grande maioria dos casos, lesões ortopédicas do aparelho músculo esquelético (ossos, ligamentos, tendões e músculos) sejam elas traumáticas ou não, durante a prática de esportes ou durante as atividades do dia a dia que atrapalhem o desempenho esportivo. Geralmente as mais comuns são: tendinopatias (tendinites, tendinoses e rupturas); lesões ligamentares (estiramento ou rupturas parciais ou totais); lesões musculares (contratura, estiramento, secção); entorses; luxações; impactode diferentes estruturas; desgastes articulares; fraturas; e dores na coluna.

Onde?

O tratamento pode ser em clínicas específicas de reabilitação, em academias de musculação, eventos esportivos, atendimentos emergenciais ou em campo aberto.

Tipos de tratamento

Podem ser necessários tratamentos individuais ou coletivos, em que um grupo de determinada modalidade esportiva se beneficia de alguns exercícios, como por exemplo flexibilidade, estabilização e preventivos.

Frequência e modalidade

A frequência é determinada de acordo com a necessidade e periodicidade de cada pessoa ou grupo. As diversas técnicas mais utilizadas são: aparelhos de eletro, termo e fototerapia, diversas técnicas de terapia manual ortopédica, exercícios específicos para adequar padrões de movimentos, flexibilidade articular, alongamento e fortalecimento muscular.

  Finalidade

Retorno mais rápido possível ao esporte, com confiança, proteção e segurança. A fisioterapia esportiva ajuda atletas de diferentes formas, ainda mais quando realizada a prática clínica baseada em evidências científicas, experiência do profissional e expectativa do paciente. Um tripé sólido e efetivo na prevenção e reabilitação.

 

MARQUE UMA CONSULTA COM NOSSOS PROFISSIONAIS